Ministério - Recepção

MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO- ORIENTAÇÕES PDF Imprimir E-mail
Seg, 19 de Março de 2012 17:40

Em nossa igreja existe o Ministério da Recepção, que está sob a coordenação do Ministério da Mulher. O Ministério da Recepção consiste em organizar equipes treinadas para o trabalho de recepção em todos os programas regulares da igreja, tendo como propósito oferecer melhor impressão do amor de Jesus àquelas pessoas que são visitantes, como também aos membros efetivos da igreja.

É necessário que a equipe de Comunicação colabore!

A recepção na igreja tem o poder de abrir sorrisos e corações. "A primeira impressão é a que fica", diz o ditado popular.

A recepção não só é uma cortesia, como também uma maneira de iniciar um ambiente espiritualmente rico e agradável para o culto.

Como então organizar a recepção? Siga essas orientações básicas:

1. Determine o modelo de recepção de sua igreja

Liste todas as programações e cultos que a igreja terá no ano. Considere que a recepção será necessária em todas as ocasiões.
A seguir, imagine como seria a recepção e quantas pessoas você terá que arregimentar para a atividade durante o ano.
Finalmente, pense o que a recepção irá realizar. Coloque tudo isso num plano de recepção, um documento que será entregue para toda a equipe se familiarizar com a atividade.

2. Forme uma equipe com o seguinte perfil

? Alegre e comunicativa;

? Pontual e responsável;

? Cristã e imbuída de espírito missionário;

? Possuidora de tato, amabilidade e cortesia;

? Boa apresentação;

? Conhece os membros regulares da igreja a fim de poder reconhecer os visitantes.

3. Otimize o trabalho da recepção

Como a equipe estará às portas recepcionando todas as pessoas que chegam, a oportunidade é ideal para a entrega do boletim e de demais materiais que a igreja precisar repassar aos membros.
Outra atividade possível de ser realizada por essa equipe é a contagem de membros e visitantes para o censo.

4. Avalie o trabalho da recepção a cada três meses

Não se trata de avaliar as pessoas que estão ajudando na recepção, mas, sim, o modelo adotado. O que a igreja pensa a respeito da recepção: está no local correto? Está no horário correto? É um ponto eficiente de entrega de materiais?
Não é necessário fazer uma grande pesquisa para saber se é preciso algum ajuste. Converse com 4 ou 5 famílias que sempre freqüentam a igreja e que não tenham feito parte da equipe de recepção. Dessa conversa, algumas sugestões e avaliações podem ser bem aproveitadas.

Participantes desse ministério precisam estar conscientes de que:

? Seu contato com o visitante, por mais breve que seja, pode determinar a sua conversão;

? Seu modo de falar representa a imagem da igreja;

? Esse trabalho deve ser precedido com muitas orações;

? Todas as pessoas que se aproximarem da igreja, são pessoas por quem Jesus morreu, e a abordagem será um fator para atrair ou afastar;

? Seu tom de voz é importante. Falar com voz suave; nunca coagir ou pressionar; nunca censurar a roupa dos visitantes;

Guia para diretores de Comunicação, DSA, 2009

Thiago dos Santos

LOGOTIPO DO MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO PDF Imprimir E-mail
Seg, 19 de Março de 2012 17:32

RECEPÇÃO NA IGREJA PDF Imprimir E-mail
Seg, 19 de Março de 2012 17:16

RECEPÇÃO EFICAZ

O que é Recepção? Por que ela é importante? É uma atividade apenas de um grupo previamente selecionado para atuar na porta da igreja? Não. A Recepção é uma atividade de responsabilidade de todos os membros. A igreja deve ser um lugar de restauração. Um lugar onde o amor e a aceitação podem ser vistos e sentidos. A primeira impressão é a que fica. A maneira como as pessoas forem tratadas vai definir se voltarão ou não. Nossas palavras ficarão registradas na mente e no coração das pessoas, por este motivo, “devemos nos aproximar (delas) individualmente, com simpatia semelhante à de Cristo e procurar despertar-lhes o interesse nas coisas da vida eterna” Serviço Cristão, p. 117.

Recepção é mais do que cumprimentos, é envolvimento e interação. Precisamos abrir nossos braços e coração para que as pessoas vejam o amor de Deus nas atitudes dos membros. O Espírito Santo conduz as pessoas à igreja, mas é nossa responsabilidade fazer o melhor para que elas apreciem a programação e sintam desejo de voltar.

Imitar a Jesus é a melhor estratégia a ser usada pois “unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes as necessidades e granjeava-lhes a confiança” Ciência do Bom Viver, p. 143.

Se assim fizermos, poderemos ter a certeza de que milhares de pessoas que receberam as boas vindas de Jesus em sua igreja na terra receberão as boas vindas de Jesus no lar eterno. Que Deus nos abençoe para atendermos os anseios dos nossos irmãos e amigos visitantes e que possamos refletir Jesus em tudo o que fizermos.

Erleni Nemes
Departamental Ministério da Mulher e Criança da ASP